Curiosidades

 

Como surgiram os números

Os números surgiram a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e isso aconteceu a cerca de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas, não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar.

Assim, quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou pedras. Para cada animal ou fruto capturado o homem fazia no osso ou na pedra um risco.

Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra “cálculo” que em latim significa “contar com pedras”.

Aluna: Laura Ramos Alves Ferreira, 8º B


Números Transcendentes

Números transcendentes são números que não são algébricos, não existe nenhum polinômio de coeficientes inteiros de que sejam raízes.

O número PI, por exemplo, é um número transcendente, porque não se pode obtê-lo como raiz de nenhum polinômio de coeficiente inteiro.

Os números transcendentes são infinitos e há muito mais do que números algébricos.

Aluna: Laura Ramos Alves Ferreira, 8º B


“O Poder do 4”

Segundo essa teoria, é possível formar qualquer número inteiro de 0 a 100 utilizando quatro numerais e quatro sinais de operação matemática, como a soma, divisão, exponenciação ou fatorial. Deseja obter um “3”? É só fazer a seguinte operação:

(4+4+4)/4 = 3. Fãs do Tahan (escritor da curiosidade) já afirmaram conseguir qualquer número até a casa dos 100.000. Será que você consegue?

(Nicoly Laine Silva Matarezio, 8º B)


20/02/2002 Data Histórica

Quarta-feira, dia 20/02/2002 foi uma data histórica. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio.

Essa conjunção ocorreu exatamente às 20h02min e foi uma simetria que na matemática é chamada de “Capicua”, ou seja, algarismos que dão o mesmo número lido da esquerda para a direita, ou vice-versa.

A raridade deve-se ao fato de que os três conjuntos de quatro algarismos são iguais (2002) e simétricos em si (20:02, 2002/20/02)

(Laura Ramos Alves Ferreira, 8º B)