Nossa história

O Colégio São Francisco iniciou seu trabalho em fevereiro de 1992, reunindo treze crianças em um “Quintal Mágico” onde, baseado nos conceitos sócio-histórico-construtivistas, defendeu a ideia de que crianças com menos de seis anos podiam ser motivadas a aprender os conteúdos sociais de forma significativa.

Procurou-se compreender e integrar as teorias de Jean Piaget, Paulo Freire e outros estudiosos, e construir um método que pudesse contribuir para o desenvolvimento integral do aluno desde os primeiros anos de vida, criando assim a identidade “Um jeito diferente de ensinar e aprender”.

Até 1996, o Colégio São Francisco era o Quintal Mágico apenas, pois trabalhava somente com Educação Infantil. Foram cinco anos de experiências positivas e resultados satisfatórios, tanto para a equipe escolar quanto para os pais, porém, mais e principalmente para a criança.

Percebemos a necessidade de ampliar nosso Quintal Mágico e a importância de dar continuidade ao projeto pedagógico que ganhava prestígio pelo trabalho que nos propusemos desenvolver. Em 1997, iniciamos o Ensino Fundamental, autorizado pela Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, publicado no D.O.E. de 31.12.96.

Nossa filosofia, objetivos e ideais continuam: oferecer à criança oportunidades de desenvolvimento integral, valorizando sua personalidade, seu potencial criativo, integrando-a socialmente, respeitando-lhe a liberdade; levando-a a gostar da escola e a sentir prazer em ampliar seus conhecimentos, encarando a aprendizagem como exercício consciente de vida. Em outras palavras, aprendendo a aprender.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do CSF é fundamentada a partir de três pilares: autonomia, cooperação e conhecimento. Acreditamos que estes pilares são fundamentais para a formação do homem e transformação da sociedade.

Nosso lema "um jeito diferente de ensinar e aprender" oferece situações de aprendizagem sempre significativas e projetos muito envolventes. O desafio é utilizar o conteúdo aprendido em situações reais para que, assim, os alunos se sintam desafiados a se apropriarem do conhecimento e arriscar mudanças.

As situações de aprendizagem devem levar o aluno a aprender através da investigação, aprender a ser através do trabalho em equipe e, principalmente, aprender a conviver em coletividade, colocar e respeitar limites, viver e resolver conflitos, manifestar opiniões e desejos, ouvir e negociar.

Nossos Diferenciais:

‣ Trabalhamos com o Aplicativo Escolar ClassApp;

‣ Possuímos um número certo de alunos por sala reduzido, sendo:
   • Ed. Infantil - máximo de 12 alunos por sala;
   • Ensinos Fundamentais - máximo de 25 alunos por sala;
   • Ensino Médio - máximo de 25 alunos por sala;

‣ Práticas de aulas extracurriculares com profissionais especializados e em constante capacitação para garantir excelência e qualidade de ensino ao seu filho.
   • Inglês (desde o Maternal incluso na grade);
   • Espanhol;
   • Música;
   • Ballet;
   • Karatê;
   • Xadrez;
   • Horta;
   • Culinária.

Nossos educadores

Todos os funcionários do CSF são orientados para serem educadores, pois a tarefa da escola é manter uma equipe que tenha como foco a missão de ajudar na formação do aluno. Assim, nos orgulhamos de manter um time de professores e apoio técnico de incontestável competência.

Nossos educadores

Nossa Estrutura

Educação Infantil

Nossas salas, na Educação Infantil, são preparadas para atender grupos de até 12 alunos, possibilitando maior conforto e aproveitamento.

Ensino Fundamental e Ensino Médio

Nossas salas são preparadas para atender grupos de até 25 alunos, possibilitando maior conforto e aproveitamento.

Capacitação Profissional

Capacitação continuada através de cursos específicos, palestras semanais e mensais com a Rabbit Partnership e a Rede Pitágoras.