Nossa história

O Colégio São Francisco iniciou seu trabalho em fevereiro de 1992, reunindo treze crianças em um “Quintal Mágico”, onde, baseado nos conceitos sócio-histórico-construtivistas, defendeu a ideia de que crianças com menos de seis anos podiam ser motivadas a aprender os conteúdos sociais de forma significativa.

Procurou-se compreender e integrar as teorias de Jean Piaget, Paulo Freire e outros estudiosos, e construir um método que pudesse contribuir para o desenvolvimento integral do aluno desde os primeiros anos de vida, criando assim a identidade “Um jeito diferente de ensinar e aprender”.

Até 1996, o Colégio São Francisco era o Quintal Mágico apenas, pois trabalhava somente com Educação Infantil. Foram cinco anos de experiências positivas e resultados satisfatórios, tanto para a equipe escolar quanto para os pais (e, principalmente, para as crianças).

Percebemos a necessidade de ampliar nosso Quintal Mágico e a importância de dar continuidade ao projeto pedagógico que ganhava prestígio pelo trabalho que nos propusemos desenvolver. Em 1997, iniciamos o Ensino Fundamental, autorizado pela Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, publicado no D.O.E. de 31.12.96.

Nossa filosofia, objetivos e ideais continuam a ser: oferecer à criança oportunidades de desenvolvimento integral, valorizando sua personalidade, seu potencial criativo, integrando-a socialmente, respeitando-lhe a liberdade; levando-a a apreciar a escola e a sentir prazer em ampliar seus conhecimentos, encarando a aprendizagem como exercício consciente de vida. Em outras palavras, aprendendo a aprender.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do CSF é fundamentada a partir de três pilares: autonomia, cooperação e conhecimento. Acreditamos que estes pilares são fundamentais para a formação do homem e transformação da sociedade.

Nosso lema "um jeito diferente de ensinar e aprender" oferece situações de aprendizagem sempre significativas e projetos muito envolventes. O desafio é utilizar o conteúdo aprendido em situações reais para que, assim, os alunos se sintam desafiados a se apropriarem do conhecimento e a arriscarem mudanças.

As situações de aprendizagem devem levar o aluno a aprender através da investigação, aprender a ser dinâmico e inventivo através do trabalho em equipe e, principalmente, aprender a conviver em coletividade, a colocar e respeitar limites, a viver e resolver conflitos, a manifestar opiniões e desejos, a ouvir e negociar.

Nossos Diferenciais:

...

Inglês todos os dias do Minimaternal ao 5º ano!

  • Aulas de inglês diárias para todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Uma verdadeira imersão na língua inglesa!
  • Aulas de inglês duas vezes na semana para alunos do Ensino Fundamental II.

...

Projetos Sociais

...

Projeto de Vida

...

Trabalho de conclusão de curso

...

Musicalização

...

Karatê

...

Ballet

...

Horticultura

...

Cozinha Experimental

...

‣ Contamos com turmas reduzidas:

  • Educação Infantil (2 e 3 anos): máximo 12 alunos por turma (professora e auxiliar);
  • Educação Infantil (4 e 5 anos): máximo 16 alunos por turma (professora e auxiliar);
  • Ensino Fundamental I: máximo 20 alunos por turma;
  • Ensino Fundamental II: máximo 25 alunos por turma.

Nossos Educadores

Todos os funcionários do CSF são orientados para serem educadores, pois a tarefa da escola é manter uma equipe que tenha como foco a missão de ajudar na formação do aluno. Assim, nos orgulhamos de manter um time de professores e apoio técnico de incontestável competência.

Educação Infantil

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...