Colégio São Francisco
O Colégio São Francisco iniciou seu trabalho em fevereiro de 1992, reunindo treze crianças em um “Quintal Mágico”, onde, baseado nos conceitos sócio-histórico-construtivistas, defendeu a ideia de que crianças com menos de seis anos podiam ser motivadas a aprender os conteúdos sociais de forma significativa.
Procurou-se compreender e integrar as teorias de Jean Piaget, Paulo Freire e outros estudiosos, e construir um método que pudesse contribuir para o desenvolvimento integral do aluno desde os primeiros anos de vida, criando assim a identidade “Um jeito diferente de ensinar e aprender”.
Até 1996, o Colégio São Francisco era o Quintal Mágico apenas, pois trabalhava somente com Educação Infantil. Foram cinco anos de experiências positivas e resultados satisfatórios, tanto para a equipe escolar quanto para os pais (e, principalmente, para as crianças).
Percebemos a necessidade de ampliar nosso Quintal Mágico e a importância de dar continuidade ao projeto pedagógico que ganhava prestígio pelo trabalho que nos propusemos desenvolver. Em 1997, iniciamos o Ensino Fundamental, autorizado pela Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, publicado no D.O.E. de 31.12.96.
Nossa filosofia, objetivos e ideais continuam a ser: oferecer à criança oportunidades de desenvolvimento integral, valorizando sua personalidade, seu potencial criativo, integrando-a socialmente, respeitando-lhe a liberdade; levando-a a apreciar a escola e a sentir prazer em ampliar seus conhecimentos, encarando a aprendizagem como exercício consciente de vida. Em outras palavras, aprendendo a aprender.
A proposta pedagógica do CSF é fundamentada a partir de três pilares: autonomia, cooperação e conhecimento. Acreditamos que estes pilares são fundamentais para a formação do homem e transformação da sociedade.
Nosso lema "um jeito diferente de ensinar e aprender" oferece situações de aprendizagem sempre significativas e projetos muito envolventes. O desafio é utilizar o conteúdo aprendido em situações reais para que, assim, os alunos se sintam desafiados a se apropriarem do conhecimento e a arriscarem mudanças.
As situações de aprendizagem devem levar o aluno a aprender através da investigação, aprender a ser dinâmico e inventivo através do trabalho em equipe e, principalmente, aprender a conviver em coletividade, a colocar e respeitar limites, a viver e resolver conflitos, a manifestar opiniões e desejos, a ouvir e negociar.
Todos os funcionários do CSF são orientados para serem educadores, pois a tarefa da escola é manter uma equipe que tenha como foco a missão de ajudar na formação do aluno. Assim, nos orgulhamos de manter um time de professores e apoio técnico de incontestável competência.